Sistema Mackenzie

SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO

Sistema Mackenzie de Ensino, uma divisão do Instituto Presbiteriano Mackenzie, é um sistema de ensino dedicado a produzir livros didáticos de comprovada eficiência, de modo integrado com princípios e valores cristãos, e com uma metodologia interativa.  Possui um conteúdo atraente, desafiante, reflexivo e eficaz nos resultados.

Nossa abordagem: 

Transversalidade e a filosofia da fé Cristã como fundamento.

A abordagem interdisciplinar, transversal e a visão integrada do conhecimento substituem um modelo em que os conteúdos das diversas disciplinas são apresentados de maneira desvinculada. Assim os livros do Sistema Mackenzie de Ensino possibilitam uma Cosmovisão Cristã integrada aos saberes teóricos, práticos, éticos e morais. 

Método Fônico:

Considerando a relevância e a abrangência do processo da alfabetização no ensino da leitura e escrita da língua materna, reconhecemos no método fônico um importante aliado na prática do professor que busca subsídios para que esse aprendizado seja significativo. Isso porque este método propõe conscientizar os alunos dos sons (fonemas) da fala e da relação desses sons e as letras do alfabeto (grafemas), de modo a entenderem que os sons podem ser representados por letras, que, por sua vez, formam as palavras, que constituem a frase, cujo conjunto discursivamente organizado consiste em texto. 

Modelo Pedagógico:   

COGNITIVO-INTERACIONISTA

Substitui a emancipação de matérias desvinculadas entre si e o pragmatismo de um aprendizado centrado unicamente na iniciativa do aluno, por uma pedagogia que associa os saberes teóricos aos saberes práticos e aos saberes éticos e morais.Esse modelo favorece o crescimento pleno do aluno, por ter como foco não apenas a aprendizagem, mas a formação integral do ser, e associa o raciocínio dedutivo do conhecimento transmitido ao raciocínio indutivo do entendimento construído.

E como ficam os papéis do aluno e do professor?

O aluno assume o papel no processo de ensino-aprendizagem buscando, no conhecimento, a capacidade de resolução dos problemas. O professor é o elemento ativo e tem a responsabilidade de conduzir o processo educacional, com liberdade para criar atividades e projetos, centrados nos eixos referenciais do material.